20 de dezembro de 2012

ARVORES DE NATAL

Árvores de Natal

Trazida dos bosques gelados da Ucrânia, a árvore de Natal permanecerá no coração de Roma junto ao tradicional presépio do Vaticano – este ano, montado com 15 peças de cerâmica mexicana. É um abeto vermelho, com 30 metros de altura,mais de 700 galhos, da região da Transcarpácia. Decorada com 2.500 bolas douradas e prateadas, já brilha ao lado do obelisco, no centro da praça de São Pedro, diante da basílica do apóstolo.

Belas, também, as árvores de Londres e de Washington. Acendem suas luzes para exorcizar a crise econômica em Trafalgar Square e diante do Capitólio. Já em Hong Kong, diante da joalheria Tiffany’s desponta a árvore enfeitada com cristais e luzes azuis.

Também da nova rica China, a árvore de bolas aramadas transparentes. Já na Úmbria, centro da Itália, onde a neve começa a cobrir as montanhas, foi acesa a árvore de Natal de Gubbio. Ali é tradição acender luzes na encosta da montanha , a sugerir um gigantesco pinheirinho de Natal, encimado pela basílica medieval de Santo Ubaldo.

No Rio, voga, cercada de presentes flutuantes, sobre as águas da lagoa Rodrigo de Freitas, a maior árvore de Natal flutuante do mundo, com 542 toneladas e 3,3 milhões de micro lâmpadas. Foi acesa com canções entoadas por Frejat e Gal Costa, solando Orquestra Sinfônica e Coral, em espetáculo ancorado por Edson Celulari. Um público de 200 mil pessoas aplaudiu.

Em SP, a colossal árvore de Natal encimada pela estrela guia, ilumina a represa de Guarapiranga. Em Curitiba, o empreiteiro italiano Mário Festi posa com os pórticos luminosos que alugou para a Prefeitura da cidade. No Ceará, o verde novo da esperança, na árvore de tecido de algodão estirado montada na praia de Fortaleza.

Na sequência, uma árvore de Natal tradicional, com tudo que pede a tradição. E duas originais propostas artesanais contemporâneas, em rolhas de garrafa, em cartões de papelão. E ainda duas árvores de Natal virtuais, onde a gentileza de amigos do facebook colocou esta repórter entre os enfeites.

Uma das explicações para a tradição da Árvore de Natal é a Árvore Sefirótica, ou o Diagrama Cabalístico da Vida – na ilustração em preto e branco. Nesse Diagrama está representada toda a vida nas dez dimensões do Universo. Esta Árvore possui dez galhos, que vão desde Malkuth o mundo físico que lhe serve de base, até Kether – o Pai Todo Perfeito.
Os enfeites representam as virtudes humanas que elevam até o pináculo da vida, apontando para o céu. A estrela dourada do topo do pinheirinho representa nossa Estrela Interior que nos guia na peregrinação desta vida. É o nosso Espírito de filhos de Deus que precisa nascer em nossa Consciência. Afinal, o topo de nossa Alma é a nossa Consciência .

Nenhum comentário:

Postar um comentário